Fanzines são publicações de fãs, revistinhas publicadas por fãs geralmente alusivas a algum tema, quadrinhos, música, cultura em geral, política. E geralmente publicadas das formas mais econômicas possíveis, geralmente reproduzidas via xerox. Atualmente fanzines também são preparados e distribuídas inclusive pelo meio virtual, a internet.
Gervásio Santana, desenhista e roteirista de histórias em quadrinhos, desde 1984 atua na cenha quadrinhística underground brasileira, tendo publicado trabalhos autorais em diversos fanzines do Brasil. Veja alguns fanzines que publicaram produção de Gervásio Santana:
Fanzine Estilo – O Fanzine Estilo foi publicado por Gervásio Santana nos anos de 1987 e 1988, reproduzido via xérox e distribuído a amigos do Brasil inteiro via correios. Ao todo, foram publicadas oito edições.
Fanzine Estilo 01 – Fanzine Estilo 02 – Fanzine Estilo 03 – Fanzine Estilo 04
Fanzine Estilo 05 – Fanzine Estilo 06 – Fanzine Estilo 07 – Fanzine Estilo 08
Revista Quadrante Sul – A Revista Quadrante Sul é uma revista que surgiu como união de três fanzineiros, Gervásio Santana (do Estilo), Denilson Reis (do Tchê!)e Alexandre Doeppre (do Antimatéria). Teve três edições no final dos anos 80 e retornou a ativa em 2009, vinte anos depois.
Em seu regresso, em 2009, a edição #4 foi premiada com o então consagrado Troféu Angelo Agostini na categoria “Fanzine”. O Troféu Ângelo Agostini é o Oscar dos Quadrinhos Nacionais, uma das mais tradicionais premiações de arte sequencial realizada no Brasil, criado e organizado pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC – ESP). Entre as HQs desta revista premiada está Martim Pescador, aventura de fundo ecológico protagonizada pelo personagem Aproveitador, um anti-heroi criação de Gervásio Santana de Freitas ,aventura que se passa na Grande Porto Alegre, especificamente em São Leopoldo. Não se sabe se o Aproveitador tem origens nesta região, mas é nela que perambula a procura de qualquer trabalho que lhe permita ganhar algum dinheiro. Via de regra, o Aproveitador é contratado para trabalhos que outras pessoas recusariam. Desprovido de qualquer superpoder, não tem medo de entrar numa encrenca desde que esteja sendo pago por alguém e, ao final, não hesita em passar a perna em ladrões e bandidos, porque é defensor da máxima: “ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão”. A HQ Martim Pescador tem texto de Gervásio Santana e arte dos gaúchos Juliano Machado (lápis) e Alex Doeppre (arte-final).
Veja as edições publicadas:
Primeira fase: Quadrante Sul de 01 a 03, 1988 e 1989
Segunda fase: Quadrante Sul de 04 a 10 – de 2009 ao momento atual
2009, Revista TexBR, revista publicada por Gervásio Santana de Freitas, com apoio do Portal TexBR.
Times Epic Of Saint Louis – TepoSL
Fanzine Tchê
Fanzine Antimatéria
Peryc, o Mercenário 04