Bom dia a todos, familiares, parentes, amigos e amigas.
Estou trabalhando no Hospital Getúlio Vargas, auxiliando a Direção do Hospital, aqui em Sapucaia do Sul, RS. E diante da superlotação Covid-19 que temos visto aqui, como cidadão engajado que sou, preciso repassar um alerta fundamental quanto a cuidados: cuidem-se! Não é questão de criarmos pânico, mas de termos cuidados: e se acham que já estão se cuidando, por favor, cuidem-se ainda mais.
O vírus passou por mutação, a nova cepa está mais agressiva, agora tem taxa maior de contaminação, alcance maior inclusive entre mais jovens…
É muito triste ver pessoas que puxam o fôlego desesperadamente e o ar não passa, não conseguindo assim, respirar com qualidade, e o mais triste é ver que, embora com todo o homérico esforço da equipe médica, a qual está se revezando como guerreiros incansáveis, embora com ampliação de leitos UTI Covid, não há leitos disponíveis para todos os que precisam, nem aqui no hospital Getúlio Vargas, nem em outros hospitais do Vale dos Sinos, da região metropolitana, ou do Estado.
Isto não é uma questão ideológica de quem pensa assim ou assado, do partido A ou do partido B, isso é realmente grave, é questão de saúde pública, é questão de sobrevivência.
Portanto, redobremos ainda mais os cuidados, os que puderem, evitem a circulação por alguns dias, evitem sair, pelo menos até baixar a poeira, os que de fato precisam sair, redobrem os cuidados, ao tocar em qualquer superfície externa, higienizem as mãos, ou com água e sabão se for possível, ou com álcool gel ou com o álcool a 70% líquido.
Intensifiquem os cuidados, lavem sacolas e embalagens quando retornarem do mercado, padaria, açougue, lavem frutas e verduras, a situação realmente está crítica. E por alguns dias ainda deve continuar assim.
Que venha logo a vacina para todos.
E que Deus nos ampare e proteja neste momento difícil que atravessamos.
Gervásio Santana, 10 de março 2021.