Na quinta-feira (30/09) ocorreu a inauguração da Sala Lilás do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV). O espaço é inédito no município e atenderá vítimas de violência contra a mulher, de gênero e infantil.
Além da sala, também entrou em funcionamento um consultório lilás, que passou por uma ambientação. Esse atendimento diferenciado se faz necessário diante dos números, sobretudo de violência contra a mulher, que se intensificou no período da pandemia do coronavírus.
De acordo com a Coordenadoria da Mulher, de abril a agosto, foram realizados 353 atendimentos de mulheres sapucaienses nessa situação e 103 solicitações de prorrogação de medidas protetivas.
Já o Conselho Tutelar de Sapucaia, no primeiro semestre deste ano, registrou 1.132 atendimentos. Nos registros, ainda constam o atendimento de 83 crianças atendidas por maus tratos; 23 por violência física e 19 por violência sexual.
A Sala Lilás tem como objetivo prestar um acolhimento mais adequado e, principalmente, evitar a revitimização. Além disso, a assistência acontece com fluxos apropriados, registro junto aos órgãos de acompanhamento, com levantamento dos cuidados a serem observados nas abordagens e no atendimento clínico e, ainda, capacitação de equipe multidisciplinar.