A linha férrea ligando São Leopoldo a Porto Alegre foi fator de grande desenvolvimento para Sapucaia, marcando definitivamente seu futuro.
A construção iniciou com a elaboração de planos e projetos no ano de 1860, mas foi só em 1867 que a Assembleia Provincial aprovou sua implantação e autorizou o Estado a assumir uma garantia no valor de CR$ 2.600.000,00 com juros de 5%. Essa quantia de início julgada adequada não foi suficiente e foi necessário suplementar esse valor. Parte dos recursos aplicados provinha da venda de ações no mercado interno e, também, empréstimos no estrangeiro.
A 26 de novembro de 1871, em meio a grande solenidade, o Presidente da Província, o Conselheiro Jeronymo Martimiano Figueira de Mello, cortou com uma pá de prata o primeiro torrão de terra e deu início as obras de implantação dessa importante ferrovia. A solenidade foi realizada na Estação de São Leopoldo, a primeira a ser construída, na presença de autoridades e convidados especiais.
A obra foi executada pela empresa do inglês John Mac. Ginity, sob a direção do engenheiro Dr. R. Cleary. Ao longo do trajeto surgiu a estação Sapucaia, a segunda a ser edificada, e a estação Porto Alegre.
Alguns anos depois foi a vez de Canoas receber a sua parada de embarque e desembarque. Esteio foi contemplada em 1905. A registrar que estação Esteio se destinava especialmente ao embarque de produtos da fazenda de Serafim Pereira de Vargas. Ao longo do trajeto a linha atravessava a propriedade de Serafim José de Andrade e seus irmãos, onde foi construído um túnel que em 1992 ainda existia.
A inauguração oficial da estrada de ferro ocorreu no dia 14 de abril de 1874 (completando em 2021 um total de 157 anos).
Pouco tempo depois, no dia 19 de junho, ela seria utilizada pelo Coronel Genuíno Sampaio, o qual desceu na Estação dos Pinheiros e arrebanhou vários moradores que o acompanharam até Sapiranga, onde exterminaram os Muckers, colonos alemães que se reuniam em torno de Jacobina Mentz Maurer. Esse massacre foi um episódio triste e desabonador para aqueles que se envolveram no conflito. Entretanto, raras famílias de Sapucaia admitiram a participação no evento.
Sapucaia foi muito beneficiada desde o início das obras: dezenas de trabalhadores de outros estados adquiriram terras ao redor da estação, aumentando significativamente o número de habitantes do distrito. A facilidade de transporte gerou outro benefício: o antigo vilarejo tornou-se ponto de abastados moradores da Capital, que aqui compraram lotes de terra e construíram casas de campo e de lazer. Muitas famílias, que de início utilizavam suas propriedades apenas nos finais de semana e nas férias, acabaram por se instalar definitivamente em Sapucaia.
Outro fato significativo ocorreu quando os funcionários que construíram a linha férrea foram transferidos para outros locais. Suas terras transformaram-se em áreas que seriam ocupadas posteriormente por posseiros e invasores, como foi o caso da Vila Caiu do Céu.
A linha férrea funcionou até meados de 1970, aproximadamente 100 anos. O mesmo traçado foi utilizado para a instalação do metrô. O trem começou a funcionar em 1984, no entanto, sua inauguração oficial ocorreu no dia 02 de março de 1985, com a presença de muitas autoridades, entre elas o Ministro dos Transportes Cloraldino Severo e Jair Soares, então Governador do Estado.
TBT Sapucaia – Capítulo 6 – SAPUCAIA E A ESTRADA DE FERRO
Eni Allgayer
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