O Vereador Gervásio Santana lançou na noite de 16 de fevereiro, na tribuna da 1ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, o projeto “Árvore Sapucaia”, projeto composto de quatro etapas:
1. Mapeamento e catalogação de todas as árvores da espécie sapucaia existentes por aqui;
2. Chamamento de interessados em discutir a questão e montar uma força tarefa conjunta;
3. Aquisição de mudas da espécie sapucaia; e
4. Plantio destas mudas em diversos locais do município
Esta iniciativa tem como objetivos resgatar a história. Foi em 1737 que começou o povoamento na região, quando o retirante da Colônia de Sacramento, o português Antônio de Souza Fernando fundou a Fazenda do Cerro, no sopé do Morro Sapucaia. E foi nesta época que o nome Sapucaia começou a circular por aqui, tendo em vista que os primeiros aventureiros que vieram desbravar esta região em busca de metais preciosos e riquezas, ao verem que o formato arredondado peculiar do morro lembrava o fruto da árvore sapucaia que eles conheciam no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, assim passaram a denominar o morro e toda a região circunvizinha.
Gervásio revela que: “o Projeto Árvore Sapucaia é um projeto que não deve depender de recursos do poder público, a ideia é buscar o engajamento dos sapucaienses interessados neste propósito e fazer cada um a sua parte possível. Se o nome do município é Sapucaia (do Sul), é justo que tenhamos vários exemplares desta árvore até para conhecimento dos próprio sapucaienses. Além disso, como neste ano o povoamento de Sapucaia do Sul completa 280 anos, este projeto visa a fazer uma justa homenagem à árvore que emprestou nome ao nosso município.